A patologia ginecológica é a subespecialidade médica que lida com o estudo e diagnóstico das doenças que afetam o trato genital feminino, incluindo ovários, útero, cérvix, dentre outras partes. Esta área também compreende o estudo das doenças da placenta.

A especialidade ginecológica, assim como qualquer outra, apresenta suas particularidades que precisam ser bem avaliadas. Biópsias endometriais para avaliação de sangramento uterino anormal são rotina constante. Nela são avaliados diversos parâmetros sendo citados alguns: a presença neoplasias, tanto benignas como malignas; alterações estruturais que podem estar relacionadas à problemas hormonais; e infiltrados inflamatórios que podem corresponder à infecções. Esses dados são usados por ginecologistas e oncologistas para o tratamento personalizado.

No Brasil o rastreamento do câncer de colo uterino é um ótimo exemplo de como a anatomia patológica é peça fundamental no manejo do paciente. Citologia e histologia andam juntas para definição diagnóstica em um estágio precoce evitando as terríveis consequências de uma doença de estádio avançado.

A patologia ginecológica também ajuda no tratamento da infertilidade. A investigação de uma das causas mais comuns, a endometrite crônica, encontra na avaliação tecidual seu objetivo. O problema pode ser então tratado e o seguimento da paciente continuado em outros setores pertinentes.

O estudo anatomopatológico na área ginecológica é diverso. Marcadores imuno-histoquímicos, avaliação genética, correlações clínicas são ferramentas que ajudam para se chegar a um objetivo comum. Portanto, assim como qualquer outra especialidade, o universo feminino é interessante e cheio de peculiaridades. Cabe ao patologista, enfim, estudar mais e mais as alterações teciduais e produzir respostas para as dúvidas que a clínica sozinha não consegue responder.

Exames relacionados a Patologia Ginecológica

Diagnóstico Molecular

  • Painel de DTS Feminino
  • Pesquisa de HPV Alto e Baixo risco, por captura híbrida e qPCR
  • Pesquisa para Chlamydia Trachomatis e Neisseria Gonorrhoeae, por captura híbrida e qPCR

Corpo clínico que atua em Patologia Ginecológica

Dr. Igor Costa

Dr. Fábio Távora

Dr. Carlos Eduardo L. Morais