O Laboratório Argos é especializado em patologia cirúrgica avançada, com foco em subespecialização nas diversas áreas de patologia como patologia urológica, patologia renal, patologia torácica, hematopatologia e dermatopatologia.

Em 2019, o laboratório já realizou mais de 100mil exames, incluindo biópsias, amostras citológicas,  peças cirúrgicas simples, peças cirúrgicas complexas, atos peri-operatórios de congelação e exames complementares de imunoistoquímica e biologia molecular.

Através de parcerias com hospitais e clínicas da cidade, os médicos do Laboratório Argos participam ativamente de discussões clínicas e sessões multidisciplinares com colegas cirurgiões, oncologistas, radio-oncologistas, médicos nucleares e radiologistas. Há ainda sessões do corpo clínico do Argos para discussão de novos protocolos, artigos e casos interessantes.

O estagiário terá papel ativo no trabalho clínico junto com o corpo clínico e deverá participar de atividades clínicas e educacionais semanalmente.

Coordenadores

Drs. Fábio Rocha Fernandes Távora (patologia pulmonar, patologia genitourinária), Igor Santos Costa (dermatopatologia), Cleto Nogueira (hematopatologia e patologia cirúrgica) e André Teixeira (nefropatologia e patologia cirúrgica).

Pré-requisitos

Três anos de residência médica em Anatomia Patológica reconhecida pelo MEC e/ou SBP.

O candidato ideal deve ter interesse em patologia geral diagnóstica e imunoistoquímica, ter experiência em pesquisa médica aplicada a patologia, gostar de sessões clínicas e aulas, ter senso de trabalho em equipe e discussões clínicas em oncologia.

Número de Vagas - 2

Concentrações de estudo com foco em patologia genito-urinária, dermatopatologia, patologia cirúrgica geral, patologia renal. O número de meses em cada especialidade será decidido antes do início do estágio em comum acordo com o candidato.

Duração

1 ano – Início em 01/03/2020 e término 28/02/2021.

Bolsa

Valor similar ao da residência, com acréscimo de ajuda de custo para gastos de aluguel e mudança.

Carga Horária

30 horas semanais (5 períodos de 6 horas), incluindo 2 turnos semanais de plantão em congelação.

Diferenciais do Programa

Rodízio mensais em Patologia Cirúrgica (com foco em patologia gastrointestinal e mama), Hematopatologia e Patologia de Partes Moles e  Dermatopatologia. ✔ Reuniões científicas direcionadas a dermatologia, urologia, oncologia e patologia urológica ✔ Staff médico altamente especializado ✔ Laboratório de Imunoistoquímica com mais de 150 anticorpos no parque ✔ Ampla variedade de exames, mesmo os de maior complexidade e vasta gama de patologias ✔ Oportunidade de estagiar em departamentos parceiros nos EEUU ✔ Complementação do programa com carga teórica presencial ✔ Assessoria científica para publicação de artigos

Colaboração Internacional

O aluno pós-graduando/estagiário terá a oportunidade de participar de treinamento na modalidade “observership” no serviço de patologia em departamentos parceiros, como exemplo o Hospital Johns Hopkins, Universidade do Alabama ou Universidade de Maryland, com ajuda parcial do custo para viagem e estada.

Corpo Clínico

Fábio Rocha Fernandes Távora – CRM/CE 8504
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez Residência Médica em Patologia pela University of Maryland (EUA). Fez especialização em Patologia Torácica pelo Instituto de Patologia das Forças Armadas (WASHINGTON, EUA) e especialização Urológica no Johns Hopkins Hospital. Possui os títulos de Patologista pelo American Board of Pathology (ABP) e pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB). Fellow do College of American Pathologists (CAP). Membro da International Society of Urological Pathology (ISUP). Doutor em Patologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Diretor Médico Associado do Laboratório Argos.

Cleto Dantas Nogueira – CRM/CE 6775
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez Residência Médica em Anatomia Patológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB). Membro da International Academy of Pathology (IAP-EUA), da International Society of Bone and Soft Tissue Pathology (ISBSTP) e da International Society of Neuropathology (ISN). Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor Médico Associado do Laboratório Argos.

Igor Santos Costa – CRM/CE 9107
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez Residência Médica em Anatomia Patológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). Possui os títulos de Patologista pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB) e Dermatopatologista pelo International Committee for Dermatopathology (ICDP). Patologista Membro da International Academy of Pathology (IAP-EUA), da Internationl Society of Dermatopathology (ISDP), da American Society of Dermatopathology (ASDP) e da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB). Diretor Médico Associado do Laboratório Argos.

Carlos Eduardo Lima de Morais – CRM/CE 11351
Formado pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral (UFC), fez Residência Médica em Anatomia Patológica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fez estágio orientado na University of Maryland (BALTIMORE, EUA), nas áreas de Patologia Geral, Gastrointestinal e Mamária. Realizou fellowship na área de Biomarcadores Moleculares em Câncer de Próstata na Johns Hopkins University, em Maryland (BALTIMORE, EUA). Mestrando em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

João Paulo Uchôa Fontenele – CRM/CE 9086
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez duas Residências Médicas: uma em Anatomia Patológica na Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e outra, em Clínica Médica no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Doutor em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ana Cláudia da Silva Mendes de Oliveira – CRM/CE 11363
Formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez Residência Médica em Anatomia Patológica no Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Fez estágio orientado em Hematopatologia no AC Camargo Cancer Center. Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Patologista Membro da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB) e filiada a escola de patologia oncológica Humberto Torloni (EPOATH – ACC).

Gunter Gerson – CRM/CE 12975
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez Residência Médica em Anatomia Patológica no Hospital Haroldo Joaçaba (HHJ) do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB). Atuação e Treinamento em Neuropatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ruana Moura Rocha Costa – CRM/CE 13791
Formada pela Unidade de Fortaleza (UNIFOR), fez residência médica em Anatomia Patológica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de estágios nas áreas de Citopatologia na UNIFESP, Biologia molecular no AC Camargo Cancer Center e Patologia Mamária no Memorial Sloan Kettering Cancer Center/NY. Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB).

André Costa Teixeira – CRM/CE 14432
Formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), fez Residência Médica em Anatomia Patológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). Fez estágio em Patologia Gastrointestinal e Hepática na Mayo Clinic (EUA) e Patologia Renal no Instituto Arkana Labs (EUA). Especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP-AMB). Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Médico assistente do Serviço de Patologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Ciências Médias pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Para mais informações, os candidatos devem entrar em contato através do email: fabio.tavora@argospatologia.com.br