Conheça como a plataforma Idylla, a mais nova tecnologia do Laboratório Argos para teste molecular de BRAF, vai ajudar você no tratamento do melanoma

Cerca de metade de todos os melanomas apresentam algum tipo de mutação no gene BRAF, sendo V600E a mutação mais comum.¹

A terapia-alvo com inibidores de BRAF e MEK esta associada com significante benefícios no tratamento de longo prazo em pacientes que apresentam a mutação V600E. ²

Portanto, o teste molecular para mutação BRAF representa uma prioridade determinante na escolha e curso da terapia da neoplasia.¹

RAPIDEZ

Resultados liberados em cerca de apenas 48h! Você pode estabelecer o tratamento do seu paciente em questão 2 dias. Porque esperar várias semanas por esse resultado?

SENSIBILIDADE E ACURÁCIA

Trata-se de um teste de elevada sensibilidade, cujo limite de detecção está abaixo de 5%, conforme recomendação da ASCO.

MÍNIMA QUANTIDADE DE TECIDO

Nossa tecnologia requer quantidade mínima de tecido e pode processar até 80% dos casos rejeitados por outros métodos/laboratórios por material insuficiente.

Referências

1. Cheng, Liang et al. “Molecular testing for BRAF mutations to inform melanoma treatment decisions: a move toward precision medicine.” Mod pathol. vol. 31,1 (2018): 24-38.

2. Long GV, Flaherty KT, Stroyakovskiy D et al. Dabrafenib plus trametinib versus dabrafenib monotherapy in patients with metastatic BRAF V600E/K-mutant melanoma: long-term survival and safety analysis of a phase 3 study. Ann Oncol 2017;28:1631–1639.

  • BRAF pertence à família RAF de quinases da serina/treonina. A via RAS/RAF/MEK/ERK funciona como um transdutor de sinal entre o ambiente extracelular e o núcleo. Os sinais extracelulares, como as hormonas e fatores de crescimento, interagem com os seus recetores para ativar os membros da família RAS. Os sinais de BRAF ativam, através da MEK, a ERK, a qual ativa, por sua vez, os fatores de transcrição descendente que induzem processos como a proliferação, crescimento e apoptose das células.
 
  • As mutações no BRAF podem induzir à progressão de vários tipos de câncer, incluindo o melanoma. Cerca de 50% dos doentes com melanoma apresentam mutações no BRAF. Em mais de 90% dos casos, as mutações no BRAF encontram-se no codon V600 do BRAF (V600E e V600K).
 
  • As terapias direcionadas revelaram índices de resposta em até metade dos melanomas metastizados que contêm estas mutações no codon V600 do BRAF.
 
  • O estado de mutação do tumor é normalmente avaliado a partir do tecido tumoral. Atualmente, o processo desde a amostra até ao resultado exige muitos recursos e tem vários passos. A maioria dos laboratórios não realiza estes testes internamente, enviando-os para centros especializados, onde as amostras são agrupadas de forma a otimizar custos. o que acarreta grande períodos de espera.

Agora no Laboratório Argos é possível ter esse resultado em questão de 48h apenas.